«o que me excita a escrever é o desejo de me esclarecer na posse disto que conto, o desejo de perseguir o alarme que me violentou e ver-me através dele e vê-lo de novo em mim, revelá-lo na própria posse, que é recuperá-lo pela evidência da arte. Escrevo para ser, escrevo para segurar nas minhas mãos inábeis o que fulgurou e morreu.»

Vergílio Ferreira, Aparição

.

sábado, 6 de outubro de 2007

Um balde e uma pá

Um balde e uma pá, à beira-mar. Enquanto construía os meus castelos descurava serem, de facto, só de areia. A inocência do olhar para as ondas a bater nas rochas e o chapinhar nas poças. O sol punha-se. Um dia. Depois mais. Um ano. Depois mais. Uma década.
Agora, mais dias, anos, e, tão perto, décadas, revisito as ondas a bater nas rochas. O sol continua a pôr-se. Renasço com esta cíclica morte. Espanto-me ao pensar «ainda sou eu!». A ver o sol deixar este canto do mundo reaprendo a esperar o seu renascer. «Ainda sou eu!». Sou mais eu. Este pôr-do-sol traz-me de volta os restantes e anuncia-me os que estão por chegar.
Uma caneta e um papel, à beira-mar. Enquanto destruo os meus castelos de areia construo em mim novos traços. A beleza do olhar o mundo e a arte de viver. O sol pôs-se. Um dia. Amanhã mais.

Sem comentários: